A Ressonância Psicoterapêutica® é uma abordagem terapêutica do inconsciente que utiliza ondas cerebrais para realizar uma regressão indireta de memória, promovendo a intercomunicação entre os inconscientes dos indivíduos envolvidos. Trata-se de uma investigação profunda e singular do inconsciente.
![]() |
Foto: INPI. Direitos Nacionais Biblioteca Nacional (Brasil). |
O que é a Ressonância Psicoterapêutica®?
Concebida, desenvolvida e sistematizada pelo psicanalista brasileiro Idalino Almeida em 1998, no Brasil, a Ressonância Psicoterapêutica® (RPP®) é uma terapia de natureza transpessoal.
Ela trabalha com as frequências das ondas cerebrais tanto do co-terapeuta quanto do paciente, estabelecendo uma ressonância entre os inconscientes de ambos, dentro de um contexto terapêutico conduzido por um terapeuta treinado e certificado nos cursos de formação em Ressonância Psicoterapêutica®.
Como a Técnica Funciona?
A técnica de Ressonância Psicoterapêutica® com PDI (Parceria Direta com o Inconsciente) é considerada uma sessão de terapia regressiva indireta.
Esta é realizada por meio do inconsciente de um profissional treinado, o co-terapeuta, que, em estado alterado de consciência, sintoniza-se (via ondas cerebrais) com o inconsciente do cliente, mediante a permissão deste último.
A terapia, portanto, ocorre através da intercomunicação entre os inconscientes do paciente e do co-terapeuta. Trata-se do princípio básico da telepatia, mas aplicado à terapia regressiva, funcionando como uma translocação de consciência via intercomunicação entre inconscientes, através das ondas cerebrais.
Com a técnica da Ressonância Psicoterapêutica®, o terapeuta RPP® acessa o inconsciente do seu co-terapeuta em estado alterado de consciência (EAC) e estabelece uma PDI (Pesquisa em Parceria Direta no Inconsciente).
O co-terapeuta, por sua vez, sintoniza as frequências do inconsciente do cliente, desde que este autorize.
Em suma, é como se o paciente estivesse presente no consultório, vivenciando todas as emoções, com catarses e outros processos, alcançando resultados bastante eficazes.
Quanto ao paciente que está distante, ele pode continuar com suas atividades normalmente, pois todo o processo terapêutico é realizado de inconsciente para inconsciente, facilitando e superando as mesmas dificuldades de uma terapia convencional.
Para Quem essa Técnica é Indicada?
Esta técnica é indicada para trabalhar terapeuticamente com a terapia regressiva à distância, mas também pode ser utilizada com o paciente presente no consultório, assistindo à sessão.
É amplamente utilizada para trabalhar com pacientes que têm dificuldade de interagir em uma sessão de regressão, como pessoas em coma em hospitais; recém-nascidos, bebês e crianças em geral; idosos convalescentes; pessoas com baixa capacidade cognitiva ou com dificuldade de locomoção ou fala; autistas; pessoas em depressão; entre outros, sem a necessidade de estarem no consultório.
Também é recomendada quando a terapia feita presencialmente não apresenta resultados satisfatórios ou para pessoas que têm dificuldades de entrar em regressão na sessão presencial. Nesse caso, a regressão é feita indiretamente, através do inconsciente do co-terapeuta.
Conclusão
A Ressonância Psicoterapêutica® é mais do que uma técnica; é uma jornada para descobrir a essência da sua alma. Se você está pronto para começar, entre em contato comigo ou outro profissional habilitado pelo Instituto Idalino.